Quais os principais defeitos de um fogão?

O fogão é um eletrodoméstico essencial, principalmente para aquelas pessoas que gostam de cozinhar. 

Para a felicidade dessas pessoas, ele não costuma apresentar defeitos durante toda a sua vida útil, E quando esses defeitos acontecem não costumam ser muito complicados de resolver. 

Para facilitar a vida dessas pessoas é importante saber identificar esses problemas quando acontecem, para que assim possam ser resolvidos rapidamente. 

Assim, este artigo pretende ajudar os consumidores a identificar os principais defeitos que podem ocorrer no fogão. Confira.  

O fogão não funciona, por quê?  

Como já foi dito, os fogões não costumam apresentar muitos defeitos, mas podem ocorrer. Porém, como qualquer equipamento eles podem dar os sinais de que algo não vai bem. Por isso, preste atenção em qualquer comportamento diferente que o equipamento apresente. 

Confira esses principais defeitos.  

  1. Ao tentar acender a boca, a faísca até aparece, porém não acende 

Esses sintomas costumam representar defeitos na usina, ou seja, a região central da ignição. O ideal é chamar um técnico para realizar a troca das peças.  

  1. Acendimento de apenas algumas chamas  

Se apenas algumas bocas não acendem, pode ser apenas algo impedindo que o gás passe e chegue até elas. Nesse caso é preciso verificar a presença de algo impedindo a passagem. Caso não haja nada físico, provavelmente é um defeito no registro ou injetor.  

  1. O forno não funciona 

 Primeiramente, é preciso verificar se há gás no botijão ou se o fornecimento não foi cortado, caso seja por tubulação. 

Caso não seja isso, pode ser defeito na válvula de segurança, pois ela controla a passagem do gás. 

O eletrodo e o injetor também podem estar com defeitos.  

  1. As panelas sujas de fuligem

Se as panelas estão sujas de fuligem, isso pode significar que o regulador está fechado. Para resolver esse problema basta fazer a regulagem. Regule até que a chama fique com a cor um pouco azulada.  

  1. Vazamento de gás

Este problema é bem sério e deve ser resolvido de forma rápida. Pois vazamento de gás pode intoxicar ou até ocasionar uma explosão. 

Ele pode ocorrer por problemas na mangueira que pode estar rachada, instalação incorreta do botijão ou ainda problemas no regulador da pressão. 

A primeira coisa a ser feita é verificar se o botijão possui um anel vedando a saída de gás, caso não haja deve ser trocado na distribuidora. 

Se a mangueira estiver danificada ou o regulador estiver frouxo, ambos devem ser trocados.  

  1. Chamas baixas demais

Isso ocorre quando o gás do botijão está acabando. Se não for o caso, pode ser entupimento da boca. Isso pode ser resolvido por meio de uma agulha própria para desentupir o fogão.  

Geralmente esse entupimento é causado por restos de alimentos.  

  1. Os queimadores não acendem

Primeiramente verifique se o registro está fechado e se o gás não acabou. Verifique também se a mangueira não está amassada ou dobrada. Em caso negativo, retire a mangueira e faça uma limpeza e ao reinstalar garanta que nada amasse-a, atrapalhando a passagem do gás. 

Não se esqueça de vedar o botijão, quando retirar a mangueira.   

  1. As chamas apagam ou apenas sopram

Isso costuma ser um sintoma de regular desregulado ou ainda alguma obstrução no queimador. Nesse caso, retire-os e limpe-os. Deixe secar antes de acendê-los novamente.  

Para evitar que esses problemas aconteçam é importante manter tudo sempre limpo e livre de restos de alimentos. Faça uma limpeza mais simples diariamente e uma limpeza mais pesada semanalmente. Com certeza isso prolongará a vida útil do equipamento e diminuirá a probabilidade de aparecerem defeitos. 

Outra dica importante é nunca tentar consertar o seu equipamento por conta própria, isso pode aumentar o problema ou danificar o fogão de forma que não dê para reverter a situação.  

Para evitar maiores problemas, o ideal é chamar um técnico especializado em conserto de fogões para realizar uma avaliação e solucionar o defeito. 

Uma boa opção para evitar defeitos mais sérios é realizar uma manutenção preventiva periodicamente. Ou seja, o técnico fará uma avaliação e uma limpeza mais profunda, a fim de evitar que ocorram problemas futuros e que seja necessário gastar mais para consertar o equipamento.

Precisando de reparou no seu Cooktop ou Fogão?

A Formak Assistência Técnica BH atua há mais de 12 anos na Instalação e conserto de fogões de todas as marcas e modelos nacionais e importados. Nossos técnicos são treinados pelos principais fabricantes para efetuar o manutenção no seu fogão ou cooktop com total qualidade e segurança. Ligue para nossos telefones (31) 3309-4989 ou 99277-7731 e agende sua visita

Ligue Já!

Open chat