Como desentupir um fogão rápido e fácil?

O fogão é um eletrodoméstico muito importante, principalmente pelas pessoas que gostam de cozinhar e até tem a atividade como hobby. A verdade é que quanto mais o fogão é utilizado, mais atenção e cuidado ele precisa.

Se não for utilizado e nem higienizado de forma correta, o fogão pode apresentar alguns defeitos e até ter sua vida útil reduzida. Isso porque restos de comida, fuligem, gordura e outras sujeiras podem causar entupimentos, tanto no forno, quanto nas bocas do fogão. Esse entupimento impede a passagem do. Se é também a saída das chamas. Além de atrapalhar a utilização no dia a dia, isso também pode causar problemas irreversíveis.

Para que o fogão permaneça com suas funções trabalhando eficientemente, é indispensável realizar uma higiene profunda e periódica. Mas se ainda assim houver entupimentos, saiba o que fazer seguindo as dicas trazidas por este artigo 

Como descobrir se o fogão está realmente entupido?

Para desentupir o fogão é necessário descobrir se ele está realmente entupido. Para isso, é preciso fazer algumas observações.

Um dos primeiros sinais de entupimento do fogão é a forma da chama, que nesse caso fica em tom amarelado.

Outra forma de identificação é através do acendimento do fogão ou do forno. Nesse caso elas demoram a acender, mesmo sentindo o cheiro e sabendo que há passagem de gás.

Caso seja identificado esse entupimento, a melhor coisa a ser feita é realizar algumas atitudes simples que podem ajudar no desentupimento. Mas sem esquecer que em casos poderá ser preciso pedir ajuda especializada. 

Como realizar o desentupimento das bocas do fogão? 

O processo de desentupimento das bocas do fogão é diferente do processo do forno. Por isso, serão detalhados separadamente.

Para desentupir as bocas podem ser utilizados produtos comuns de limpeza através de uma higienização mais profunda.

A primeira ação é garantir que o gás esteja desligado. Depois é necessário retirar todas as trempes e os queimadores(bocas). Faça uma inspeção e veja se o local por as chamas passam se encontra sujo. Se sim, toda a gordura e sujeira devem ser removidas. Neste caso, utilize uma espuma úmida. Utilize também um pano para secar bem o local. Depois é só recolocar os componentes de volta ao seu lugar.

Se o problema não for resolvido dessa forma é porque a sujeira pode estar um pouco mais profunda. Nesse caso, o ideal é comprar uma ferramenta semelhante a uma agulha. Geralmente é encontrada em lojas de utensílios domésticos ou de conserto de equipamentos. Essa ferramenta é específica para a limpeza de fogões e devem ser usados nos orifícios por onde a chama do fogo passa.

Retire novamente as boca se trempes. A limpeza é feita inserindo essa agulha nos orifícios que porventura devem estar entupidos. É preciso ter muito cuidado neste momento. Faça de forma bem delicada e com a mão bem leve para não danificar nada. Vá retirando todos os resíduos que possivelmente impedem a passagem. O movimento a ser feito com a agulha deve ser circular. 

Recoloque as peças e acenda as bocas. A chama deve ter a cor azulada. E se necessário, faça a limpeza novamente.

Como desentupir o forno de fogão? 

A limpeza de desentupimento do forno dá um pouco mais de trabalho, pois não dá pra abri o fogão e retirar o forno 

Para realizar a limpeza, primeiramente deve-se garantir que o gás está desligado e depois retirar uma chapa que existe no fundo, pois só assim é possível acessar os queimadores.

Já com acesso a eles é só utilizar o utensílio parecido com agulha para desobstruir a passagem. Basta inserir nos orifícios por onde as chamas passam.

Depois da limpeza, basta recolocar a tampa e acender a chama, com o forno fechado. 

Como desentupir o fogão modelo Cooktop? 

O fogão modelo Cooktop tem sido o mais querido entre os consumidores. Sua venda tem crescido bastante e ele já domina a casa de muitos brasileiros.

Para desentupir um Cooktop é necessário realizar uma higienização profunda. 

Primeiro passo é se certificar que o gás encontra-se desligado. Depois todas as bocas do fogão devem ser retiradas. 

Para o processo de limpeza deve ser usada uma esponja que seja bem macia. Ela deve ser molhada com água e detergente neutro. Ela deve ser passada em toda a estrutura do Cooktop, principalmente na região das bocas. Depois tudo deve ser devidamente seco.

Se isso não resolver o caso, basta utilizar o mesmo processo da agulha e assim desobstruir a passagem. 

Dicas importantes

Fique atento a essas dicas.

  • Não realiza a limpeza e higienização enquanto o fogão estiver quente. Isso poderá danificar toda a sua estrutura;
  • Pegue um objeto de ponta e enrole um pano limpo, use para limpar brechas e cantos. Só tenha cuidado para que a ponta não escape e marque ou diretamente o seu fogão;
  • Use um pano limpo, esponja macia, detergente neutro e desengordurante.

Lembre-se que essas medidas são apenas uma solução rápida e que devem ser usadas quando a situação não estiver muito complicada. Portanto, se o problema não se resolver, o ideal é solicitar a visita de um técnico especializado em conserto de fogões. Insistir no conserto por conta própria pode causar danos ao equipamento.

 

Ligue Já!

Open chat