Cooktop ou fogão: Qual o melhor pra você?

Para aqueles amantes da cozinha, não há nada melhor que ter uma cozinha equipada com bons equipamentos. Até mesmo aquelas pessoas que não levam muito jeito para cozinhar, desejam equipamentos que facilitem essa tarefa. 

O fogão é um desses equipamentos. Ao contrário do que alguns possam imaginar, há fogões que contam com funções e recursos que podem facilitar o dia a dia das pessoas, além do design e modernidade que podem dar ao ambiente. 

Muitas pessoas já ouviram falar sobre os cooktops, mas na realidade não sabem qual a diferença deles para os fogões tradicionais. Porém, é isso que este artigo irá esclarecer.  

Quais os tipos de fogões?  

Existem três tipos de fogões. São eles:  

  • Fogão de embutir: São os fogões usados nas famosas cozinhas planejadas. Eles são idênticos aos fogões de piso, mas necessitam ser instalados em uma base. 
  • Fogão de Piso: É o modelo tradicional, presente na maioria das casas. Não necessita de nenhuma estrutura para instalá-lo. 
  • Cooktop: Esse é o tipo mais moderno. Ele possui somente a mesa, isto é, só as bocas do fogão. O forno deve ser comprado e usado separadamente. 

Diferença entre Cooktop e Fogão Tradicional  

O fogão de piso não necessita de instalação, bancadas e obras específicas. Já o fogão Cooktop exige uma instalação.  

Já em relação a limpeza, o Cooktop é bem mais fácil que os fogões tradicionais. O design do Cooktop também é mais elegante e moderno, combinando com cozinhas planejadas e mais arrojadas.   

O Cooktop pode funcionar por várias formas:   

  • Gás – botijão ou encanado; 
  • Elétrico – o aquecimento ocorre por meio da eletricidade; 
  • Indução – o aquecimento ocorre por meio do campo eletromagnético. 

Já o fogão tradicional funciona a gás, seja encanada ou botijão. 

O fogão tradicional possui as bocas e o forno já vem acoplado a sua estrutura. O Cooktop só possui a mesa com as bocas.  

Analisando todos os tipos é possível concluir que os fogões de piso são os que possuem a maior faixa de preço. Há modelos que são mais baratos por serem mais básicos. Assim como há modelos mais caros, pois possuem mais recursos e funcionalidades. 

Sendo assim, os fogões de piso possuem modelos que agradam a um público mais extenso, onde é possível atender a diferentes gostos, necessidades e o mais importante, há vários tipos de bolsos. 

Já o Cooktop é um tipo de fogão, naturalmente, mais caro e ainda exige que o consumidor compre um forno elétrico à parte. Há modelos de cooktops para cozinhas tradicionais e também específicos para cozinhas planejadas.  

Cooktop ou fogão: qual é o melhor?   

Não dá pra dizer que há um melhor que o outro, o que há, na verdade, são necessidades diferentes para cada consumidor.  

Por isso, antes de escolher qual o tipo de fogão é necessário saber alguns aspectos. Primeiramente, o quanto de dinheiro se tem disponível para a compra. A depender do valor é melhor escolher um fogão tradicional.  

É importante avaliar se a cozinha é planejada ou convencional. O tipo de panelas usadas, o espaço disponível e até mesmo se há mudanças constantes de imóvel. 

Avalie bem todos esses aspectos e saiba que independente do que for decido, qualquer um dos dois pode representar uma excelente escolha. Por isso, antes de comprar não deixe de pesquisar para saber, de fato, qual deles atende as necessidades da família.

Precisando de reparou no seu Cooktop ou Fogão?

A Formak Assistência Técnica BH atua há mais de 12 anos na Instalação e conserto de fogões de todas as marcas e modelos nacionais e importados. Nossos técnicos são treinados pelos principais fabricantes para efetuar o manutenção no seu fogão ou cooktop com total qualidade e segurança. Ligue para nossos telefones (31) 3309-4989 ou 99277-7731 e agende sua visita