Qual a diferença do gás de botijão para o gás encanado?

Qual a diferença do gás de botijão para o gás encanado?

Você sabia que há diferença do gás de botijão para o gás encanado? Grande parte dos fogões já vem preparados para serem utilizados tanto utilizando o gás encanado, quanto o gás de botijão. Mas em alguns existe a necessidade da conversão para gás encanado.

A principal diferença existente entre o gás de botijão e o gás natural diz respeito à composição deles. Enquanto o gás de botijão é composto por propano e butano, já o gás encanado natural possui em maior parte o metano em sua composição. Confira neste artigo as principais informações e diferenças entre eles.

 O que é o Gás de Botijão?

O gás de botijão é o GLP, isto é, gás liquefeito de petróleo. Esse tipo é o mais utilizado e está presente na maioria das residências do país.

Possui fácil transporte e armazenagem, inclusive sendo mais fácil de comercializar. 

Outra vantagem do gás de botijão é que todos os fogões, sejam eles cooktops ou tradicionais, já vem pronto de fábrica e não necessita de conversão.

O Gás de botijão atinge temperaturas bem altas se utilizando de uma quantidade de gás menor. Ou seja, é um gás mais econômico.

A comercialização desse gás é feita por distribuidores. Por isso, basta solicitar ao distribuidor que seja entregue em domicílio.

Todos os botijões devem seguir as normas de segurança. Portanto, todos os distribuidores devem ser habilitados pela Agência Nacional do Petróleo.

 O que é o Gás encanado?

O gás encanado é o gás natural. O seu fornecido se dá por encanamentos e costuma atender prédios e cidades mais modernas.

Na hora de adquirir o fogão é necessário verificar se ele está preparado para receber esse tipo de gás. Mas não se preocupe, pois caso não seja, poderá ser feita a conversão.

O uso do gás natural é similar ao da energia elétrica. O cliente consome durante o mês e no final paga a conta com o valor proporcional a quantidade utilizada.

Umas das grandes vantagens do gás natural é o fornecimento contínuo sem correr o risco de acabar e não ter como comprar. Além do espaço disponível na cozinha, já que não há a necessidade do botijão.

Outra vantagem é a força e estabilidade da chama, o que ajuda no preparo mais rápido .Como já foi dito, se o fogão não for preparado para gás natural, é possível fazer essa conversão. Basta marcar uma visita com os técnicos da marca e eles irão até a residência para realizarem o serviço. Algumas empresas oferecem de forma gratuita, quando solicitado logo após a compra. 

Caso o cliente não esteja mais em um imóvel que tenha o fornecimento encanado, saiba que é possível retornar o equipamento para o uso de botijão.

E não esqueça que isso deve ser feito somente por profissionais habilitados. Tanto o GLP quanto o encanado, são gases explosivos e que devem sempre seguir todas as normas de segurança.

Agora você já sabe que existe diferença entre o GLP (botijão) e o gás encanado. E por meio deste artigo conheceu quais são essas diferenças.

Contrate os melhores especialistas em conserto de fogão em bh

Formak Assistência Técnica BH atua há mais de 12 anos na Instalação e conserto de fogões de todas as marcas e modelos nacionais e importados. Nossos técnicos são treinados pelos principais fabricantes para efetuar o manutenção no seu fogão com total qualidade e segurança.  Agende sua visita pelos telefones:  (31) 3309-4989 | 99277-7731

Ligue Já!