Qual é o nome do gás usado na cozinha?
Qual é o nome do gás usado na cozinha? Em quase todas as casas do país é possível encontrar um botijão de cozinha. Chamado de gás de cozinha ou gás de botijão, o seu nome na verdade é GLP.
O gás de botijão está em mais de 90% das residências do Brasil
Você sabe como ele é feito e qual a sua composição? Para ter resposta a essas curiosidades, não deixe de ler este artigo.
O que é o GLP? Nome do gás usado na cozinha.
É um gás extraído tanto das reservas de gases existentes no subsolo, quanto por meio do refinamento do petróleo.
Essa reserva de gases e o petróleo cru são materiais que se formaram da decomposição de vegetais e animais. Esse processo ocorre ao longo de milhões de anos.
GLP é a sigla da expressão Gás Liquefeito de Petróleo. Isso significa que ele provém da mistura de vários hidrocarbonetos líquidos. Esses hidrocarbonetos são produzidos nas refinarias de petróleo e são: butano e propano, em sua maior quantidade. Além disso, outros gases em menor proporção, como é o caso do etano.
Ele também pode ser obtido nas unidades que processam o gás natural.
O gás de cozinha quando é submetido a uma certa pressão, ele se apresenta em estado líquido. Isso é o que ocorre quando é colocado no botijão.
Porém, na hora do uso ele volta ao estado inicial, o gasoso. A palavra Liquefeito faz referência a essa característica.
Algumas indústrias e prédios utilizam gás natural encanado. Mas como já foi dito, a maioria esmagadora se utiliza do gás de botijão.
Qual a diferença entre o gás de cozinha e o gás natural?
A diferença básica entre gás natural e o GLP se estabelece na sua composição. O gás Natural possui o gás metano como o principal elemento de sua composição. Enquanto o GLP é composto por propano e butano.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o GLP não apresenta qualquer tipo de cheiro. Acontece que é um gás muito tóxico e sua inalação é letal. Por isso, a indústria adicionou enxofre para que rapidamente houvesse a percepção de um vazamento.
Além do GLP ter seu uso em residências, há também botijões disponíveis para uso em padarias, restaurantes, pizzarias, além das indústrias, hospitais, hotéis e também na construção civil e no agronegócio.
Esses recipientes são encontrados em diferentes tamanhos. São vasilhames padrão para residências, menores para viagens e tanques de alta capacidade.
Quais os benefícios do gás de cozinha?
- Fácil transporte dos botijões, podendo chegar a zonas mais afastadas das cidades;
- Não necessita de grandes instalações. Basta apenas uma mangueira que liga o fogão ao botijão;
- É mais econômico e também possui maior durabilidade;
- Mais vantajoso para o meio ambiente, pois é muito baixa a emissão de gases poluentes. Além disso, não contribui para poluição dos rios e mares;
- Possui um alto poder calorífico com uma alta qualidade da chama;
- Além do uso em cozinha, pode ser usado para aquecer ambientes.
É importante informar aos clientes que somente os vendedores autorizados podem realizar a comercialização dos botijões. Portanto, verifique junto à ANP se o vendedor é autorizado. Todos esses dados podem ser obtidos na página da própria ANP.