Qual é o nome do gás usado na cozinha?

Qual é o nome do gás usado na cozinha?

Qual é o nome do gás usado na cozinha? Em quase todas as casas do país é possível encontrar um botijão de cozinha. Chamado de gás de cozinha ou gás de botijão, o seu nome na verdade é GLP.

O gás de botijão está em mais de 90% das residências do Brasil

Você sabe como ele é feito e qual a sua composição? Para ter resposta a essas curiosidades, não deixe de ler este artigo.

O que é o GLP? Nome do gás usado na cozinha.

É um gás extraído tanto das reservas de gases existentes no subsolo, quanto por meio do refinamento do petróleo.

Essa reserva de gases e o petróleo cru são materiais que se formaram da decomposição de vegetais e animais. Esse processo ocorre ao longo de milhões de anos.

GLP é a sigla da expressão Gás Liquefeito de Petróleo. Isso significa que ele provém da mistura de vários hidrocarbonetos líquidos. Esses hidrocarbonetos são produzidos nas refinarias de petróleo e são: butano e propano, em sua maior quantidade. Além disso, outros gases em menor proporção, como é o caso do etano.

Ele também pode ser obtido nas unidades que processam o gás natural.

O gás de cozinha quando é submetido a uma certa pressão, ele se apresenta em estado líquido. Isso é o que ocorre quando é colocado no botijão. 

Porém, na hora do uso ele volta ao estado inicial, o gasoso. A palavra Liquefeito faz referência a essa característica. 

Algumas indústrias e prédios utilizam gás natural encanado. Mas como já foi dito, a maioria esmagadora se utiliza do gás de botijão.

Qual a diferença entre o gás de cozinha e o gás natural?

A diferença básica entre gás natural e o GLP se estabelece na sua composição. O gás Natural possui o gás metano como o principal elemento de sua composição. Enquanto o GLP é composto por propano e butano.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o GLP não apresenta qualquer tipo de cheiro. Acontece que é um gás muito tóxico e sua inalação é letal. Por isso, a indústria adicionou enxofre para que rapidamente houvesse a percepção de um vazamento.

Além do GLP ter seu uso em residências, há também botijões disponíveis para uso em padarias, restaurantes, pizzarias, além das indústrias, hospitais, hotéis e também na construção civil e no agronegócio.

Esses recipientes são encontrados em diferentes tamanhos. São vasilhames padrão para residências, menores para viagens e tanques de alta capacidade.

Quais os benefícios do gás de cozinha?

  • Fácil transporte dos botijões, podendo chegar a zonas mais afastadas das cidades;
  • Não necessita de grandes instalações. Basta apenas uma mangueira que liga o fogão ao botijão;
  • É mais econômico e também possui maior durabilidade;
  • Mais vantajoso para o meio ambiente, pois é muito baixa a emissão de gases poluentes. Além disso, não contribui para poluição dos rios e mares;
  • Possui um alto poder calorífico com uma alta qualidade da chama;
  • Além do uso em cozinha, pode ser usado para aquecer ambientes.

É importante informar aos clientes que somente os vendedores autorizados podem realizar a comercialização dos botijões. Portanto, verifique junto à ANP se o vendedor é autorizado. Todos esses dados podem ser obtidos na página da própria ANP.

Contrate os melhores especialistas em conserto de fogão em bh

Formak Assistência Técnica BH atua há mais de 12 anos na Instalação e conserto de fogões de todas as marcas e modelos nacionais e importados. Nossos técnicos são treinados pelos principais fabricantes para efetuar o manutenção no seu fogão com total qualidade e segurança.  Agende sua visita pelos telefones:  (31) 3309-4989 | 99277-7731

Ligue Já!

Open chat