Como saber se o termostato da geladeira está ruim?

Como saber se o termostato da geladeira está ruim?

Como saber se o termostato da geladeira está ruim? Problemas no termostato da geladeira podem levar ao mau funcionamento do eletrodoméstico.

E não há nada mais estressante que ter um dos principais equipamentos da cozinha com algum tipo de defeito.

Há algumas situações que levam acreditar que esteja realmente ocorrendo um problema de funcionamento do termostato.

O congelamento de itens que ficam na parte do refrigerador é um desses sinais mais comuns.

Mas dá pra identificar e solucionar esse problema com certa facilidade, basta estar atento a alguns outros sinais.

Passo a passo para saber se o termostato está ruim

Veja o passo para  identificar se o termostato está ruim.

Como saber se o termostato da geladeira está ruim: Primeiramente, é preciso verificar um indicador do termostato que fica visível dentro da geladeira.

Com o botão é possível ajustar e regular a temperatura do refrigerador. Geralmente esse botão possui de 5 a nove níveis de temperatura.

Verifique se por algum descuido ou desconhecimento, alguém mexeu nos ajustes e regulou a temperatura de forma a ficar mais intensa que o necessário.

No caso de geladeiras que possuem nove níveis, o número cinco é considerado a temperatura ideal. Mas em dias muito frios pode ser que necessite diminuir mais.

Caso, esteja na temperatura correta, podemos descartar essa possibilidade. Se tiver muito alta, diminua e observe a geladeira nos próximos dias.

Se o problema ainda persistir tente desconectar o equipamento da tomada. Procure pelo disjuntor responsável pela energia elétrica da geladeira e desligue-o. 

Para tentar ajustar o defeito do termostato não há como fazer com a energia ligada. Isso pode ocasionar choques e até queimaduras.

Abaixo do botão de ajustes, localize o termostato do equipamento. Coloque na menor temperatura, ou seja, temperatura mais fria. Representada pela numeração maior.

Com muito cuidado remova o botão com muito cuidado. Utilize uma chave de fenda.

Alguns modelos de geladeira possuem uma proteção de plástica muitas vezes presa por grampos ou parafusos. 

Tanto os grampos quanto os parafusos podem ser removidos com chave de fenda também. Lembre-se de guardar em local bem seguro para que eles não se percam. 

Ao acessar o termostato, verifique que do termostato saem dois fios. Eles são os responsáveis por alimentar e levar a energia elétrica ao equipamento.

Tire uma foto dos fios para não se esquecer das conexões corretas.

Nas laterais há dois terminais. Com a ajuda de um aparelho multímetro faça a medição.

Configure o multímetro em RX1. Conecte o multímetro nos terminais existentes no termostato.

Leia o que aparece no termostato. Se o valor for qualquer número que não seja zero, o termostato deve ser trocado.

Remova o termostato. Há modelos que eles apenas estão encaixados em outros ficam presos por parafusos.

Coloque o termostato na configuração ou a menor que tive. Deixe o no congelador funcionado por cerca de 30 minutos. Faça aa aferição novamente com o multímetro.

Se ele estiver funcionado bem deve aparecer o símbolo do infinito, ou seja, 8 na horizontal. Logo pode ser reinstalado no equipamento.

Caso o símbolo não apareça é porque ele deve ser substituído.

Você pode ver que é simples verificar se o termostato da geladeira está ruim. Mas caso você não tenha segurança para realizar essa configuração ou se o problema não for esse, não faça mais nenhuma verificação. Busque pela ajuda e um profissional técnico em refrigeração. Ele fará uma análise mais detalhada ado equipamento.

Neste caso, chame um técnico da Formak Assistência técnica. Temos mais de 12 anos de experiência em conserto de geladeira em bh. Oferecemos total qualidade nos nossos serviços, várias formas de pagamento, preço justo, rapidez no atendimento e execução do serviço. Clique aqui e solicite uma visita técnica ou ligue para (31) 3309-4989 | 99277-7731.

Ligue Já!