Como ajustar o termostato da geladeira?

Como ajustar o termostato da geladeira?

Como ajustar o termostato da geladeira? Ajustar o termostato de um eletrodoméstico é uma tarefa bem simples e fácil. Ele é um sensor responsável por controlar a temperatura correta do refrigerador e também de muitos outros eletrodomésticos. A sua regulagem permite que os alimentados se conserve de forma correta.

Além disso, se o termostato estiver na sua regulagem correta, o aparelho vai funcionar sem consumir energia elétrica em excesso.

Portanto, manter o termostato ajustado garante o bom funcionamento do equipamento e o desperdício de energia elétrica.

Confira neste post como ajustar o termostato da geladeira.

Como funciona o termostato?

O termostato possui dois pontos de funcionamento. Um tem a responsabilidade de identificar a variação da temperatura do sistema. O outro item tem a função de controlar essas alterações e corrigi-las quando detectadas.

Outro ponto importante a respeito do termostato é que retira o calor que exista no interior da geladeira,, deixando-o mais frio.

O termostato e o funcionamento do compressor estão atrelados. Pois é o termostato que inicia ou quem interrompe o trabalho do compressor.

Quando deixamos a geladeira aberta, o calor começa a entrar no equipamento. Nesse momento o termostato identifica essa variação e inicia a atuação do compressor para que controle a temperatura no interior do equipamento.

Como ajustar o termostato?

Para ajustar o termostato de forma adequada, deve se levar consideração alguns aspectos.

É necessário verificar a quantidade dos alimentos que estão no refrigerador e no congelador.

Assim como deve estar atento a rotina de uso do equipamento e temperatura e o clima do ambiente onde está a geladeira.

O ideal é que o refrigerador se mantenha em temperatura inferior ou igual a  5ºC. Já o freezer deve estar em temperatura de -18ºC.

Essa temperatura é considerada ideal para a boa conservação daqueles alimentos que são perecíveis, retardando assim a sua decomposição.

Além disso, essas condições impedem que bactérias e microrganismos se proliferem dentro do equipamento e assim possibilita uma conservação mais eficiente dos alimentos.

Para ajustar a temperatura do termostato basta utilizar o botão interno que possibilita controlar a variação da temperatura.

Esse botão possui um intervalo de números que ajusta a temperatura da mais alta (menor número) até a mais baixa (número maior).

Se a geladeira estiver com muitos alimentos, a porta for aberta muitas vezes ao dia ou o clima no ambiente estiver muito quente, o ideal é que a temperatura fique mais próximo da mínima ou seja, mais frio.

Já nos dias mais frios ou em momentos de pouco uso, o ideal é deixar a temperatura mais alta para que o termostato não necessite trabalhar tanto  e assim até congelar os alimentos do refrigerador.

Se os problemas com termostato persistirem pode ser que ele esteja com algum tipo de defeito. 

Neste caso, chame um técnico da Formak Assistência técnica. Temos mais de 12 anos de experiência em conserto de geladeira em bh. Oferecemos total qualidade nos nossos serviços, várias formas de pagamento, preço justo, rapidez no atendimento e execução do serviço. Clique aqui e solicite uma visita técnica ou ligue para (31) 3309-4989 | 99277-7731.

 

Ligue Já!