Como descongelar um freezer: a maneira mais simples possível

Se você acabou de comprar um novo freezer para sua casa ou apartamento, ou se você tem uma unidade que existe há muitos anos, você pode precisar descongelar seu freezer para que você possa limpá-lo e começar de novo. Muitos freezers hoje em dia tem descongelamento automático, então geralmente não é necessária manutenção. Por exemplo, os freezers LG têm um ciclo de descongelar automático que funciona uma vez a cada 4 a 16 horas, dependendo do modelo. “Se você notar o acúmulo de geada, você pode ter que descongelar manualmente o congelador”, aconselha Laura Johnson, analista de pesquisa e desenvolvimento da LG Electronics. Não importa o quão novo ou velho seja o seu aparelho, você pode precisar saber como descongelar seu freezer abaixo da linha, então considere este o seu guia de descongelamento útil do congelador.

Como descongelar manualmente um freezer

Comece removendo todos os alimentos do congelador (e geladeira, se não for uma unidade autônoma). “Coloque a comida em refrigeradores ou em outro freezer para manter o frio (se você sabe que não tem uma tonelada de espaço para armazenamento enquanto descongela, planeje com antecedência e coma o máximo que puder de antemão)”, diz Johnson. “Então, desligue a unidade e deixe a porta aberta, e tenha toalhas prontas para ajudar a absorver água.” Não tente cortar gelo, e não use um secador de cabelo ou uma arma de calor para derreter gelo mais rápido, porque você pode danificar a unidade. Se você precisar acelerar o processo de descongelamento, Johnson recomenda colocar tigelas de água quente no aparelho e colocar panos quentes na prateleira.

Enquanto você está esperando o congelador descongelar, anote uma lista dos itens que você tinha no congelador que precisam ser substituídos. Uma vez que a unidade é descongelada (isso pode levar até 24 horas), limpe-a com água quente e com sabão, incluindo as vedações ao redor da porta. Seque-o completamente e, em seguida, conecte o aparelho novamente.

Como se descongela um freezer?

O processo de descongelamento é o mesmo para freezers torácicas, embora possa haver uma mangueira ou plugue localizado perto da parte inferior da unidade para deixar a água escoar durante a descongelamento. “Certifique-se de desligar a unidade desligando o cabo de alimentação e abrindo a porta em cima”, aconselha Johnson. Se o congelador do peito não tiver uma mangueira ou um plugue para drenar a água, você terá que aspirar a água com um vácuo molhado, configurar um sifão usando um tubo de plástico longo ou usar toalhas velhas para remover a água e secar o aparelho.

Uma vez que um freezer descongele, você pode recongelar alimentos?

Os alimentos não devem ser refranzeados uma vez descongelados, pois isso pode introduzir bactérias prejudiciais que podem deixá-lo doente, além disso pode afetar severamente a qualidade (sabor e textura) do alimento. “Se a temperatura dos alimentos for de 40 graus F ou mais baixa, ou ainda tiver cristais de gelo visíveis, o produto alimentar pode ser consumido com segurança, mas a qualidade será afetada”, diz Johnson. “Se você tem itens que foram parcialmente descongelados, é útil rotulá-los como tal, para que você saiba que a qualidade pode ser afetada e você pode usá-los em pratos onde a textura pode não importar tanto.”

Precisando de Assistência Técnica Para Sua Geladeira?

A Formak é uma assistência técnica especializada em conserto de freezer em bh e região metropolitana. Agende sua visita técnica pelos telefones (31) 3309-4989 | 99277-7731.

Ligue Já!