Como manter uma geladeira: top 10 dicas

Quer saber como manter uma geladeira e por que você deve fazê-lo? Sua geladeira é provavelmente o aparelho mais trabalhador em sua casa porque funciona 24×7 durante todo o ano. Armazena com segurança vegetais, frutas, laticínios, chocolates, sucos, água, sobras e muito mais. Apenas algumas horas de falha na fonte de alimentação ou colapso podem levar a frutas estragados e leite. Então, ninguém quer que sua geladeira quebre no meio de verões quentes (ou qualquer estação para esse assunto). Por isso, manter a geladeira em condições é do interesse de todos.

Passar alguns minutos, uma vez a cada poucos dias e a manutenção regular ajudará o refrigerador a funcionar de forma eficiente e salvá-lo de colapsos repentinos e custos de serviços relacionados. Neste artigo, vamos ensinar as dez melhores dicas para manter uma geladeira.

Como manter uma geladeira

  1. Não se esqueça de fechar a porta da geladeira rapidamente.
  2. Verifique o selo da porta da geladeira.
  3. Sempre ajuste a temperatura correta para um resfriamento eficiente.
  4. Disponha e cubra os itens na geladeira corretamente.
  5. Não bloqueie as aberturas dentro da geladeira.
  6. Acumulação de gelo vazia.
  7. Evite colocar a geladeira muito perto das paredes.
  8. Limpe a geladeira uma vez a cada poucos dias.
  9. Siga as diretrizes de colocação da geladeira.
  10. Limpe as bobinas de condensador da geladeira.

1. Não se esqueça de fechar a porta da geladeira rapidamente

Bem, esta dica parece muito óbvia, mas é igualmente importante. Se você manter a porta aberta por um longo tempo, a geladeira perde sua temperatura ambiente, e tem que trabalhar mais para esfriar as coisas novamente, o que significa apenas maior consumo de energia e contas de luz.

Se ajudar, pense no que você precisa da geladeira com antecedência e, em seguida, abra a porta para que você possa fazer as coisas rapidamente e fechar a porta o mais rápido possível. Depois de terminar de armazenar ou remover coisas da sua geladeira, feche a porta da geladeira corretamente. Isso ajuda a geladeira a manter a temperatura sem trabalhar muito.

2. Verifique o selo da porta da geladeira (junta)

Falando em fechar a porta, às vezes a junta da porta pode ficar deteriorada (rachada, endurecida ou deformada) e vazar ar frio mesmo se você fechar a porta, levando a um maior consumo de energia. Essa forma de desgaste pode acontecer ao longo de alguns anos ou devido à má manutenção. Portanto, você deve verificar periodicamente a condição da junta da porta.

Uma maneira fácil de verificar se a junta está selando a porta corretamente é manter uma moeda entre a porta e o compartimento. Feche a porta de tal forma que metade da moeda esteja dentro e a outra metade seja visível para você. Se a moeda escorregar facilmente, significa que a junta não está selando corretamente, e você deve chamar um engenheiro de serviço profissional para consertá-la.

3. Sempre ajuste a temperatura correta para um resfriamento eficiente

A maioria dos refrigeradores oferecem uma maneira de definir a temperatura, e é essencial definir e manter a temperatura certa para um resfriamento eficiente.

Se a sua geladeira não oferece um sistema baseado em números adequado para definir a temperatura, provavelmente tem um sistema baseado em escala. Nesse caso, geralmente é uma boa ideia manter a escala ao seu nível médio ou normal. Você deve seguir o manual da geladeira para obter mais detalhes e ajustes de temperatura recomendados.

4. Organize e cubra itens na geladeira corretamente

Você deve cobrir os itens dentro da geladeira e organizá-los corretamente. Tente armazenar os alimentos e outras coisas dentro de recipientes plásticos com tops de ajuste seguro. Isso ajuda a minimizar a umidade dentro da geladeira e evita que os odores mirem por todo o compartimento e criem um cheiro engraçado. Organizar corretamente itens na geladeira também vai ajudá-lo a armazená-los e removê-los mais rapidamente, o que significa que você não terá que manter a porta aberta por mais tempo.

5. Não bloqueie as aberturas dentro da geladeira

Deve haver espaço suficiente entre as aberturas da geladeira e as coisas que estão armazenadas dentro da geladeira. Isso ajuda a resfriar o ar para passar como deveria. Se alguma coisa bloqueia as aberturas, cria um ambiente ineficiente dentro da geladeira, forçando-o a trabalhar mais para manter as coisas frias.

6. Esvazie o acúmulo de gelo, descongele o congelador

Se você tem uma geladeira de uma porta só, o gelo pode se acumular no compartimento do congelador de vez em quando. Você deve descongelá-lo regularmente, pois não fazê-lo pode causar desperdício de energia. Descongelar uma geladeira de uma porta só pode levar mais de uma hora, então você deve preferir fazer isso durante os fins de semana ou quando você tem tempo suficiente.

7. Evite colocar a geladeira muito perto das paredes

Não coloque a geladeira muito perto das paredes. Não importa onde você colocou sua geladeira, certifique-se de que há um mínimo de uma polegada de distância entre a geladeira e a parede. Essa lacuna ajuda a geladeira a dispensar o calor gerado durante o processo de refrigeração e mantém o aparelho funcionando de forma eficiente.

8. Limpe a geladeira uma vez a cada poucos dias

Grande parte da manutenção do refrigerador também gira em torno de mantê-lo limpo e arrumado. Ninguém gosta de olhar para uma geladeira bagunçada e fedorenta. Você deve limpar o lado de fora e o interior da geladeira usando um pano macio e úmido e um leve agente de limpeza (ou vinagre). Não se esqueça de limpar a junta da porta para que ela fique em boas condições. Limpar regularmente a geladeira economiza você (e outros) de vistas feias e bagunçadas e odores com cheiro engraçado.

9. Siga as diretrizes de colocação do refrigerador

Uma geladeira precisa ficar nivelada de todos os lados para que as portas se fechem e selem corretamente. Se não for nivelado, líquidos e outros itens fluidos armazenados em copos abertos ou copos dentro da geladeira podem derramar quando você abrir a porta. Para verificar se a geladeira está nivelada em todos os lados, use uma ferramenta de nível, coloque-a em uma das prateleiras dentro e, em seguida, ajuste-a de acordo.

10. Limpe as bobinas condensadoras da geladeira

Esta é provavelmente a parte mais desafiadora da manutenção da geladeira. O condensador de uma geladeira, que libera calor durante o processo de refrigeração, geralmente é colocado na porção traseira inferior. Com o tempo, sujeira e cabelo podem cobrir essas bobinas, e quando isso acontece, o calor não é liberado eficientemente, e o resfriamento é reduzido. Um condensador cheio de sujeira faz com que a geladeira trabalhe mais do que deveria e aumenta a conta de luz.

Para limpar o condensador de uma geladeira, consulte o manual. Normalmente, o processo de limpeza do condensador envolve desligar a geladeira, remover o cabo de alimentação da tomada, enrolar ou mover a geladeira para longe da parede (para que você possa ver as coisas claramente), e remover alguns parafusos da parte traseira. Em seguida, use uma ferramenta especializada de limpador de condensador ou um aspirador de pó para remover sujeira e cabelo preso em tubos de condensador.

Precisando de Assistência Técnica Para Sua Geladeira?

A Formak é uma assistência técnica especializada em conserto de geladeira em bh e região metropolitana. Agende sua visita técnica pelos telefones (31) 3309-4989 | 99277-7731.

Ligue Já!