Casa inteligente: ar condicionado com WIFI

Você sabia que agora é possível controlar seus aparelhos de ar condicionado através de seu smartphone ou tablet? Através de um aplicativo você pode desligar e ligar, regular a temperatura, programá-lo, etc. Continue lendo para descobrir como o ar condicionado com WIFI pode fazer parte da sua casa inteligente.

Os sistemas de ar condicionado evoluíram nos últimos anos para incorporar novas tecnologias, um exemplo é o ar condicionado com WIFI que se conecta a um roteador. Os primeiros modelos surgiram em 2016 pela mão da Mitsubishi, embora seja neste último ano que as diferentes empresas de ar condicionado apostam fortemente na oferta de conectividade WIFI nos seus aparelhos.

Graças a esta tecnologia, os aparelhos de ar condicionado são incorporados no que é conhecido conceito da ‘casa inteligente’. Uma smart home ou casa inteligente possui eletrodomésticos e equipamentos conectados à internet que podem ser controlados remotamente e se comunicar entre si para automatizar suas tarefas diárias, sempre que tenha cobertura de internet. Desta forma, é possível detectar movimentos em portas e janelas, controlar a iluminação das luzes ou fazer com que uma geladeira faça um inventário dos alimentos que contém dentro. Mas isso são apenas exemplos.

Tipos de ar condicionado

Certamente você está pensando que já existe uma grande variedade de dispositivos de ar condicionado no mercado para complicar um pouco mais com aqueles que possuem conectividade WIFI. Porém, conhecer as características de cada tipo de ar condicionado é fundamental na hora de escolher o mais adequado para sua casa. Entre eles, os mais comuns são:

  • Portáteis sem unidade externa. Não requerem instalação, bastando colocar o tubo extrator em uma janela.

  • Mural dividido ou multisplit. É constituído por uma ou mais unidades (condensadores) que são colocadas no interior e que se ligam ao equipamento externo que é o compressor.

  • Por conduítes. Nesse caso, a unidade interna ou cassete é embutida no teto falso da casa e fica oculta. O ar é distribuído pelas aberturas localizadas no teto falso.

Por outro lado, existe a possibilidade de reverter o ciclo do refrigerante para fornecer frio ou calor, conforme o caso. Isso é o que geralmente é chamado de equipamento com bomba de calor ou sistemas reversíveis.

Atualmente no mercado podemos encontrar vários com conectividade WIFI de forma integrada ou através de um adaptador, aspecto a ter em consideração se pretende renovar o seu sistema de ar condicionado.

Vantagens do uso do ar condicionado com Wifi

As vantagens de ter ar condicionado com WIFI resumem-se basicamente em duas: conforto e economia.

Conforto

Programar o “ligar/desligar” do ar condicionado é uma função que já estava integrada em muitos aparelhos, porém a conectividade WIFI permite que seja feito remotamente do seu celular ou tablet. Desta forma, pode ligar o ar condicionado – ou o aquecimento se tiver bomba de calor – estando ainda no trabalho ou a caminho de casa.

Além disso, pode prescindir do telecomando do ar condicionado, uma vez que a aplicação permite gerir uma infinidade de funções como a regulação da temperatura ou medir a quantidade de energia que consome quando está ligado.

Poupança energética

O facto de controlar remotamente o seu equipamento de ar permite adaptar o seu consumo às suas necessidades em tempo real. Assim, a partir do seu telefone, você pode atrasar a hora de ligar se for sair tarde do trabalho e evitar consumos desnecessários. Além disso, você também pode ver se o deixou ligado por engano, sem ter que voltar para casa para verificar.

Por outro lado, regular a temperatura à distância permite-lhe adaptar a sua casa às variações climáticas que podem ocorrer ao longo do dia. Vale lembrar que o ideal é manter a temperatura entre 18º e 21º no inverno e 24º e 28º no verão.

Todas essas vantagens não só permitirão reduzir o consumo da conta de luz, como também contribuirão para tornar sua casa mais responsável com o meio ambiente.

Ligue Já!

Open chat