Por que minha geladeira faz barulho?

Os sons normais de operação de uma geladeira são tão familiares que se misturam ao fundo. Tanto é verdade que ruídos altos podem ser totalmente surpreendentes. Por que minha geladeira faz barulho? A bandeja de drenagem pode estar solta e produzir um som alto de vibração quando o refrigerador está funcionando. Use estas dicas de solução de problemas para descobrir por que seu refrigerador é barulhento e como resolver o problema.

Como silenciar um refrigerador barulhento

Às vezes, o mau funcionamento de uma única peça pode gerar muito ruído. Listamos algumas falhas de peças comuns que costumam ser responsáveis ​​pelo ruído de um refrigerador. Mas, primeiro, veja como descartar sons que fazem parte da operação normal.

Ruídos normais da geladeira

Embora os refrigeradores funcionem mais silenciosamente do que nunca, eles não são completamente silenciosos. A maioria dos refrigeradores emite uma variedade de sons durante sua operação diária.

Os sons normais de funcionamento do refrigerador incluem:

  • Vibração ou barulho – Isso pode ocorrer quando o refrigerante flui pelo sistema de resfriamento ou a água se move pelas linhas de água.
  • Rangidos ou rangidos – as portas podem esfregar contra um armário ou gabinete quando abertas.
  • Batidas ou marteladas – podem ocorrer enquanto a linha de água está enchendo.

Embora todos esses sons tenham operação normal, eles também podem indicar um problema se ficarem repentinamente mais altos ou mais constantes. Nesses casos, um refrigerador barulhento pode ter as seguintes peças defeituosas.

Bandeja de drenagem solta

Um forte barulho de chocalho na geladeira pode muitas vezes ser atribuído a uma bandeja de drenagem solta. Essa bandeja é protegida sob o refrigerador, coletando qualquer condensação do sistema de degelo para eventualmente evaporar. Se a panela se soltar, pode vibrar muito alto quando o refrigerador estiver funcionando. Apertar o hardware da panela deve silenciar o som de vibração. Consulte o manual do usuário para determinar como acessar a bandeja em seu modelo de geladeira.

Problema no motor do ventilador do refrigerador

O seu refrigerador faz barulho durante o funcionamento? Isso pode ser devido a um problema do motor dos ventiladores do evaporador ou do condensador. Ambos os ventiladores resfriam o refrigerante à medida que ele flui por várias partes do refrigerador. Identificar qual ventilador é o problema depende da localização do som.

Veja como distinguir os problemas do motor do ventilador:

  • Ventilador do evaporador – os sons ficam mais altos quando a porta do refrigerador é aberta.
  • Ventilador do condensador: O ruído vem de baixo ou de trás do refrigerador.
  • O refrigerador não esfria: o interior do refrigerador está quente ou não consegue manter a temperatura.

Qualquer um dos ventiladores deve ser inspecionado para determinar se está entupido ou se o motor mostra continuidade com o teste do multímetro. Embora as obstruções possam ser removidas para eliminar o ruído, uma lâmina do ventilador danificada ou motor com defeito significa que o ventilador precisa ser substituído.

Válvula de entrada de água com defeito

Problemas na válvula de admissão de água costumam ser responsáveis ​​por um refrigerador fazendo barulho. Esta válvula abre e fecha para permitir que a água do abastecimento doméstico entre na geladeira para a produção de gelo e água. Com o tempo, o interior da válvula pode ficar restrito por minerais ou sedimentos, ou seus controles elétricos podem funcionar mal. Quando isso acontece, a válvula pode fazer um som de estouro durante a operação. Você também pode notar uma produção limitada de gelo e água.

Uma válvula de entrada de água com defeito não pode ser consertada e deve ser substituída por um serviço profissional de conserto de geladeiras.

Uma geladeira barulhenta continua arruinando sua paz e sossego? Um compressor defeituoso pode ter a falha, especialmente se você ouvir o seu refrigerador fazer um barulho semelhante a um zumbido alto. Ligue para a Formak Assistência Técnica para agendar uma avaliação com um de nossos técnicos experientes.

Ligue Já!