Como preservar alimentos na geladeira?

preservar alimentos

Saber como colocar sua comida na geladeira é essencial para garantir sua preservação adequada.

Para prolongar a vida útil da sua geladeira e dos alimentos que você está armazenando você precisa entender a temperatura da geladeira, como defini-la e como o armazenamento certo faz a diferença.

Felizmente, sua geladeira faz a maior parte do trabalho para você.

Tudo o que você precisa fazer é adotar as seguintes dicas e técnicas para garantir que você obtenha o armazenamento da geladeira direito.

Organizando alimentos na geladeira

Antes de começar a mexer com o termostato na geladeira, você deve usar corretamente os compartimentos da geladeira.

Além disso, ao aprender sobre a temperatura da geladeira e como armazenar os alimentos na sua geladeira corretamente, é importante pensar na condição da geladeira. Para que funcione de forma eficiente, deve ser mantido limpo e livre de gelo.

Você também deve garantir que os produtos dentro da geladeira não estejam tocando as paredes. Isso vai esfriar demais a comida e a umidade na comida provavelmente causará um acúmulo de gelo.

A verdadeira questão permanece, que temperatura definir a geladeira? Felizmente, a resposta é simples. Sua geladeira deve ficar entre 4°C e 5°C.

Para entender como definir a temperatura da geladeira, você precisa perceber que o ar frio afunda enquanto o ar quente sobe. Isso significa que o ar mais quente da geladeira estará no topo. Compra um termômetro de geladeira e coloca na prateleira superior da sua geladeira. Em seguida, você pode girar o termostato para o ajuste do meio.

Você precisará dar à sua geladeira um pouco de tempo para atingir a temperatura, se a leitura do termômetro estiver muito alta, abaixe o termostato e, se muito baixo, vire o termostato para cima. Não vai demorar muito para você obter a temperatura perfeita dentro de sua geladeira.

Como armazenar alimentos na geladeira corretamente

Acertar a temperatura é apenas parte da batalha, você também precisa saber como armazenar alimentos na geladeira e quais alimentos não devem estar na geladeira. Isso pode ajudar a garantir que todos os alimentos estejam na temperatura certa e os diferentes produtos não sejam afetados pelos aromas uns dos outros.

Legal Primeiro

Antes que qualquer alimento quente seja colocado na geladeira, você deve permitir que eles esfriem até a temperatura ambiente. Isso evitará a condensação na geladeira que leva ao gelo e ao crescimento potencialmente bacteriano.

Alimentos Crus Mais Baixos

A prateleira superior e média da sua geladeira deve ser reservada para alimentos cozidos e prontos para comer. A prateleira de baixo é onde você guarda seus alimentos crus. Estes devem ser armazenados em recipientes lacrados. O objetivo é evitar que sucos de alimentos crus goteçam em alimentos prontos para comer.

Qualquer contaminação cruzada pode introduzir bactérias em sua comida e potencialmente deixá-lo doente.

Queijo no topo

A prateleira de cima é a parte mais quente da geladeira. Este é o melhor lugar para colocar queijos e outros produtos lácteos que são mais tolerantes às temperaturas na extremidade mais alta da faixa aceitável.

Legumes nas Gavetas

Quase todas as geladeiras têm gavetas na parte inferior que são projetadas para acomodar vegetais. Estes são parcialmente protegidos da frieza da geladeira, tornando-se o local perfeito para armazenar esses produtos frescos sem que eles sejam danificados.

Como armazenar seus legumes na geladeira

Como mencionado, basta colocar os legumes no compartimento dedicado: na verdade, as gavetas inferiores possuem mais umidade, e são perfeitas para frutas e legumes. Se você comprou seus legumes no supermercado, embrulhados em uma película plástica, antes de colocá-los na geladeira, retire o filme e armazene-os em sacos de papel, sem lavá-los. Esta regra se aplica o tempo todo, exceto brócolis, repolho e aspargos, que devem ser embrulhados em um pano úmido para fazê-los durar mais tempo.

Em relação às saladas pré-embaladas, sujeitas a uma deterioração mais rápida, depois de abri-las, coloque-as em um recipiente hermético com um pouco de papel toalha na parte inferior.

Como armazenar legumes pré-cortados colocá-los em sacos congeladores, deixando um pouco de ar e água através, para mantê-los úmidos!

Como armazenar alimentos cozidos na geladeira

As sobras de almoço ou jantar, ou alimentos cozidos em geral, devem ser colocadas dentro de recipientes limpos e selados nas prateleiras centrais. Todos nós cozinhamos mais alimentos para comê-lo no dia seguinte ou para levar para o trabalho ou escola: alimentos cozidos podem ser armazenados na geladeira por até três dias, ou congelados por 2 a 4 meses.

Itens que não devem ser armazenados na sua geladeira

Agora que você sabe como armazenar alimentos na sua geladeira, aqui está uma lista de 10 itens que não devem ser mantidos lá – e se você sempre fez isso, é hora de tirá-los!

Você deve evitar colocar o seguinte em sua geladeira:

  • Batatas: o frio faz com que eles vão mal mais rápido. Armazene-os em temperatura ambiente, em um lugar seco e escuro.
  • Bananas: elas não amadurecem na geladeira. Eles ficam mais escuros e macios. O melhor lugar para bananas é uma tigela de frutas!
  • Maçãs: elas podem ser armazenadas à temperatura ambiente por até três semanas. Coloque-os na geladeira somente quando estiverem maduros e você quiser armazená-los por mais alguns dias.
  • Cebola: assim como batatas, preferem despensas escuras ou porões, dentro de caixas de madeira ou sacos de papel.
  • Alho: baixas temperaturas só os ajudam a brotar!
  • Manjericão: trate-o como um monte de flores, em um vaso com água doce. Para armazená-lo, cortar as folhas e congelá-las.
  • Mel: a geladeira só faz com que ela cristalize e, portanto, oxida.
  • Pão: temperatura fria e seca faz com que endureça antes do tempo. O pão deve ser armazenado à temperatura ambiente, no saco de papel da padaria.
  • Abacate: quando é difícil, é comestível. Deve ser deixado fora da geladeira, até ficar macio. Se você colocá-lo além de uma maçã, ele vai amadurecer mais rápido.
  • Café: um concentrado de sabores que se perderia! Se você colocá-lo na geladeira, o café absorve o cheiro e a umidade de todos os outros itens. Coloque-o em um recipiente hermético, em sua despensa.

Esta não é uma lista exaustiva, mas, usando um pouco de bom senso, você será capaz de manter sua geladeira organizada, limpa e na temperatura certa.

Chega de comida desperdiçada, se você seguir nossas dicas. Por fim, se armazenado corretamente, o alimento está no seu melhor: nunca foi tão bom!

Precisando de Assistência Técnica Para Sua Geladeira?

A Formak é uma assistência técnica especializada em conserto de geladeira em bh e região metropolitana. Agende sua visita técnica pelos telefones (31) 3309-4989 | 99277-7731.

Ligue Já!