Geladeira Brastemp Frost free: não gela veja as possíveis causas

Se você tem uma geladeira Brastemp Frost free e não gela, veja as possíveis causas desse tipo de problema.

Afinal, de nada adianta ter um refrigerador que não cumpre sua principal função: refrigerar.

Leia este artigo e descubra o que está acontecendo com seu equipamento.

Geladeira Brastemp Frost free não gela: entenda o porquê

Se a sua geladeira Brastemp Frost free não gela é porque há algo de errado em seu funcionamento. Muitas vezes não há nem um problema técnico.

Pode acontecer da questão ser apenas o uso inadequado do seu equipamento. Por isso, apresentamos problemas simples que podem acarretar essa situação.

Veja.

  • A porta do equipamento não está bem fechada – As vezes algum produto impede que a porta feche totalmente. Por isso, faça uma averiguação e reorganize os produtos;
  • Excesso de produtos – todo o equipamento tem seu limite na capacidade. Veja se sua geladeira não está trabalhando com capacidade excessiva de alimentos;
  • Equipamento aberto seguidas vezes – da mesma forma que a porta aberta impede de gelar, se ela for aberta muitas vezes em seguida também vai ocasionar isso. Afinal, depois de fechada a geladeira precisa de um tempo para restabelecer sua temperatura;
  • Controle desregulado da temperatura – Faça o controle da temperatura conforme o uso da geladeira, o clima e a quantidade de produtos. Consulte o manual da sua geladeira.
  • Circulação do ar pode estar bloqueada – as saídas de ar do equipamento devem estar livres. Verifique se não há nenhum produto bloqueando essas saídas.

Se após todas essas verificações o problema ainda persistir, então pode ser alguma falha mecânica.

Nesse caso, o ideal é consultar um técnico especializado e obter ajuda para entender o que está acontecendo com o aparelho.

Problemas técnicos

Esses são os problemas técnicos mais comuns que podem atrapalhar o funcionamento correto da geladeira.

Borracha da porta

Como já foi dito, se não estiver com a porta bem fechada a geladeira não funciona corretamente.

Por isso, se houver um problema de desgaste na borracha de vedação da porta, ela terá o funcionamento prejudicado.

Assim ela gela menos e deverá então ser trocada por uma borracha nova.

Damper

Essa peça é quem permite a circulação e a troca do ar fio entre o compartimento congelador e o restante do refrigerador.

Se essa peça não funciona corretamente e não abre pra a circulação, esse ar fica preso no congelador e não vão para as outras partes da geladeira.

Sendo assim, a geladeira não gela de maneira efetiva.

Resistência

Essa peça está ligada ao sistema de segurança de seu refrigerador. Ela existe para não deixar que o gelo não derreta, caso haja um aquecimento dessa resistência.

Se essa resistência deixar de funcionar, o gelo vai derreter e a circulação do ar na geladeira não irá acontecer de forma regular.

Fusível

O termo fusível é uma peça também integrante do sistema de segurança da geladeira. Ele é responsável por desligar a resistência e assim impedir que ela superaqueça.

Sensor da temperatura

O sensor de temperatura tem o objetivo de realizar a leitura da temperatura interna do refrigerador.

Se essa leitura acontecer de forma errada, o aparelho não será avisado que precisa religar o sistema para que a temperatura diminua.

Compressor

Ele funciona como o coração de todo o sistema. Ele impulsiona o funcionamento do gás que é responsável por trocar o valor e circular o ar no interior do sistema refrigerador.

O sistema “frost-free” trabalha com um ciclo automático de degelo. Ou seja, ele derrete no evaporador desse gelo formado.

Essa água é drenada e então é armazenada num local acima do motor. Devido ao grande calor, ela evapora.

Pode ser que ocorra o congelamento dessa água antes da drenagem, e assim ela acaba bloqueando a passagem no duto.

Nos próximos processos de degelo, mais água se acumula e blocos podem se informar impedindo que o ar circule pelo equipamento.

Para resolver esse problema basta desligar o equipamento e deixá-lo vazio por cerca de 48 horas.

Esse excesso de gelo irá derreter e o equipamento voltará a funcionar corretamente

O mais importante é que o consumidor esteja consciente que não deve tentar consertar os problemas técnicos do seu refrigerador.

Isso pode piorar ainda mais a situação. Se notar que a geladeira Brastemp Frost Free não gela, chame um técnico especializado nesse tipo de conserto.

A Formak Assistência Técnica é especializada em conserto de geladeiras de todas marcas e modelos. Agende sua visita técnica pelo telefone: (31) 3309-4989 | 99277-7731.

Ligue Já!