Um dos medos de qualquer adulto que possui uma casa é ter o motor de geladeira queimado. Afinal, muitos acreditam que não há conserto e logo será preciso gastar dinheiro para comprar um aparelho novo.
Mas será que realmente é isso mesmo? Será que não tem conserto realmente? Pois bem, este artigo vai responder essa pergunta e ajudar a entender mais sobre o assunto.
Como reconhecer se o motor da geladeira está queimado?
Antes de falar sobre o motor em si, vamos falar também sobre alguns componentes que fazem a conexão do motor a fonte de energia ou a outras peças que fazem o aparelho funcionar.
Um desses elementos é o relê, ele é um interruptor de funcionamento eletromecânico e tem o objetivo de dar início ao funcionamento do motor e assim o equipamento como um todo.
Sem essa peça não é possível que inicie o processo de resfriamento. Sendo assim, a geladeira pode não funcionar e parecer que é um problema no motor.
O problema no motor é considerado mais sério porque ele é o coração do equipamento. Ele quem esfria o interior do aparelho por meio de um processo.
O motor realiza o movimento de todos os fluidos por meios de tubos e assim os transforma em vapor. Sem ele não há resfriamento da geladeira.
Se o problema for ele , saiba que tem conserto sim, porém é considerado um dos consertos mais caros.
Isso porque a manutenção é bem complexa e mais cara, além do valor da peça em si. Por essa razão as pessoas acreditam que quando o motor da geladeira está queimado não há como consertá-lo.
Assim acredita-se que o ideal é comprar um novo equipamento para a sua cozinha.
Realmente essa pode ser uma excelente oportunidade para comprar uma geladeira. Mas pode ser que o conserto seja uma opção viável.
Para isso é preciso verificar algumas coisas na hora de analisar a questão.
Primeiramente, a avaliação do equipamento deve ser feita por um técnico profissional devidamente qualificado para a função.
É necessário analisar o custo benefício da nova compra ou do conserto do motor da geladeira queimado.
Considere o modelo do seu aparelho e o tempo que ele já tem de uso. No geral, se a geladeira já tiver mais de cinco anos de uso, provavelmente a opção ideal será a compra de um novo.
Isso porque o preço do conserto pode não compensar, já que a geladeira pode apresentar problemas em outras peças devido ao desgaste do uso.
Vale a pena consertar o motor ou comprar uma nova?
Mediante tudo isso que já vimos, podemos concluir que o motor de geladeira queimado tem conserto sim, mas há fatores a serem considerados.
Caso o cliente faça a opção por consertar o motor, ele deve esclarecer junto a assistência técnica ou ao profissional se haverá algum tipo de garantia para o serviço.
Porque se ela apresentar o mesmo problema em pouco tempo, terá sido um prejuízo ao cliente.
Caso deseje comprar uma geladeira nova ou até mesmo um equipamento semi novo é preciso avaliar também o custo benefício.
Lembre-se que modelos muito antigos podem consumir muita energia elétrica. Portanto, fique atento a esses detalhes.
Avalie todos os pontos ditos aqui e só assim será possível decidir qual a melhor opção: consertar ou comprar um equipamento novo.
A Formak Assistência Técnica é especializada em conserto geladeira de todas marcas e modelos. Agende sua visita técnica pelo telefone: (31) 3309-4989 | 99277-7731.